Circuito de Corrida de Rua Pindamonhangaba 2013 – 2ª etapa

http://www.minhasinscricoes.com.br

 

Geral: 274ª corrida 2013: 26ª corrida

Data: 13/10/2013 – 08h31min (domingo)

Local: Escola Professor Elias Bargis Mathias – Araretama – Pindamonhangaba/SP

Distância: 5,21 km (63ª) misto

Tempo: 26:02 (26:03.012 na cronometragem oficial)

Velocidade Média: 12,01 km/h (3,34 m/s)  Passo: 4:59up(26,69%)

Pontos (Tabela Húngara): 160

Temperatura: dia claro, 27ºC

Valor da Inscrição: grátis

Número de peito: 2449

Tênis: Sprint verde/branco (28)

 

Colocações:

Geral: 133º (de 310) 42,9%

Masculino: 114º (de 190) 60%

Categoria 40-49 anos: 27º (de 47) 57,45%

 

Resultado na Web:

http://www.minhasinscricoes.com.br/circuitopinda-etapa2/2013/

 

Medalha:

 

Camiseta:

 

Foto:

 

Relato:

Por mais relevante que tenha sido o desafio anterior, ele não é o último. Bem, um dia é certo que será. Enquanto não, o negócio é seguir tocando o barco adiante, mesmo que com uma certa sensação de vazio no pós-maratona, já bem conhecida. Sem novos objetivos claramente definidos, a corrida – qual é o problema? – pode ser apenas um lazer de final de semana, uma maneira de encontrar amigos e confraternizar.

 

Não tinha, para ser bem franco, a intenção de participar desta prova. Passei uma semana toda de molho depois de Lisboa, só curtindo as dores da batalha e discorrendo sobre ela, em palavras e imagens, nos diversos meios que frequento. Não treinei um dia sequer e julgava fazer por merecer um domingo acordando perto do meio-dia (gosto muito!). Mas sabem quando as pessoas parecem fazer questão da sua presença? Gente fazendo inscrição por mim, oferecendo-se para a retirada antecipada do kit e acenando com carona na porta de casa. Com essa molezinha toda, como recusar o convite?

 

Antes da hora combinada, o bom amigo Tonicão já estava de plantão aqui na portaria do prédio. Achamos com facilidade o bairro, meio afastado da região central de Pinda, mas a tal escola daria um pouco mais de trabalho. Nada que uma parada no boteco não resolva. Esse é o verdadeiro “Posto Ipiranga”. Ganhamos um reboque grátis até a arena e chegamos com bastante antecedência, conseguindo parar bem perto da boca da caçapa. Seria um evento pequeno, preenchidas bem menos que as seiscentas vagas oferecidas. Mais uma vez, aquele velho e infeliz pouco caso com inscrições gratuitas. Um dia essa farra ainda acaba...

 

Passaríamos, mesmo assim, momentos de tensão antes da (pontual) largada. As vagas nos haviam sido oferecidas pelo companheiro de equipe Helber, que estava em SP para a Corrida da Longevidade. Sua irmã Amanda, moradora da cidade, é quem ficara de nos entregar as sacolinhas com camiseta (boazinha até), numeral e chip descartável. Faltando praticamente cinco minutos para a largada é que finalmente a avistamos, chegando ao lado dos nossos camaradas Cezinha e Diogo. Ufa! Eu já tinha até conseguido uma outra alternativa para não perder a viagem. Acordar cedo, pegar estrada, brincar de “Onde está Wally?” com o lugar da prova... E não correr? Que seria!

 

Aí foi um tal de prende chip, coloca número na camiseta, corre pro guarda-volumes e alinha para largar, tudo em tempo recorde... Aquecimento? Ficou para a próxima. Nem protetor solar deu para passar. Um sufoco só. Mas, no final, acabaria dando tudo certo. Nada tira a alegria de simplesmente estar lá para mais uma corrida na carreira esportiva. Motivos para estresse, já os tenho de sobra no dia-a-dia. Passei sorrindo e acenando pela fotográfica família Andrade, sempre a postos para as melhores imagens. E, mesmo com as pernas ainda pesando toneladas, parti com vontade em busca do meu melhor possível. Como sempre.

 

Nada de parcerias para a manhã. Tonico sumiu na multidão antes da largada e eu só voltaria a vê-lo depois da chegada. Outros habituais parceiros não estavam presentes. Por minha conta própria, tentaria achar um bom ritmo, apesar do evidente cansaço acumulado. Quando o relógio apitou pela primeira vez, ou estava mentindo, ou entregou que eu começara indo com muita sede ao pote. Gostaria muito de ser capaz de manter uma toada de 4’21’’/km numa prova (e promento me esforçar para isso), mas, pelo menos no momento, infelizmente não sou. Não achei que estava com esse pique todo, desconfiei que o GPS é que havia endoidado. Certo ou não, antes do segundo quilômetro, ele deu uma de computador e entrou num Ctrl-Alt-Del, reiniciando e perdendo a cronometragem e marcação de distância em tempo real. Uma daquelas chatices que dão vontade de ter um relógio de R$ 1,99, mas sem frescurinhas.

 

Sem saber direito a quantas andava, ou corria, confesso ter desanimado um pouco. E cheguei até a dar uma parada no acostamento, quando veio aquele costumeiro nó na garganta como preço a pagar pelo exagero. Tomei algumas ultrapassagens, mas me recuperei rapidamente e voltei a correr, embora já em ritmo bem mais modesto e realista. Sofrendo bastante com o calor, que parece me perseguir dos dois lados do Atlântico (vou ter que morar e correr no Canadá, pelo jeito!), baixaria bem a bola e seguiria em frente de forma burocrática, só mesmo para terminar a prova. Achando, como havia me dito o piloto da expedição, que o percurso teria seis e não apenas cinco quilômetros. E ficando feliz ao avistar de volta, mais cedo que esperava, o pórtico. Passando por ele sem sprint ou grande comemoração, mas mantendo um mais que digno pace abaixo dos 5’/km, se realmente o mapinha divulgado pela organização, com 210 metros de bônus, estiver correto.

 

Depois de pegar a sacola com suco, barrinha, sanduíche e medalha simples, mas bonitinha, de me reidratar na caixa d’água com torneirinhas colocada ao lado do palco, ficaria ali mais um pouco para assistir às provas infantis, iniciativa sempre louvável. Digo e repito: TODA CORRIDA deveria ter, como preliminar ou atração seguinte, a opção kids. Crianças agradecem, pais idem. E o futuro certamente será melhor com o esporte como prática introduzida desde a mais tenra idade.

 

Sem premiação para assistir (apenas ao final do circuito, na quarta e última etapa), acabaríamos indo embora mais cedo, depois apenas de colocarmos o papo e as fotos em dia com a rapaziada, que fez questão, claro, de saber de detalhes (mais?) sobre a minha primeira prova internacional, ainda fresquinha na memória. E da qual é sempre um grande prazer falar. Nem que seja para repetir a mesma história trocentas vezes.

 

Semana que vem tem mais, uma meia maratona, a única do Vale (!), a primeira (!) da temporada 2013. A vida segue... Que bom que segue!

 

Percurso:

 

Altimetria:

 

Gostei: ok

de enfim participar de uma etapa (vinha ensaiando isso há tempos), da boa insistência dos amigos para a minha presença, da boa estrutura do evento, apesar da simplicidade, das corridas infantis

 

Não gostei: nok

da dificuldade em achar o lugar, meio escondidinho, da demora na divulgação dos resultados, do sanduba de nada

 

Avaliação: (1-péssimo 2-ruim 3-regular 4-bom 5-excelente)
- Inscrição: 4 (meio complicada, em etapas, mas nem precisei fazer)
- Retirada do kit pré-prova: 3 (só antecipado, acho que não precisava de tanto preciosismo)
- Acesso: 4 (faltou um mapinha de acesso; chegamos cedo e conseguimos parar por perto)
- Largada: 5 (pontual e sem transtornos)
- Hidratação: 5 (suficiente para a distância)
- Percurso: 5 (interessante, com variações)
- Sinalização: 3,5 (gente segurando placa sem número de quilômetro)
- Segurança/Isolamento do percurso: 5 (sem problemas)
- Participação do público: 4 (só mesmo na arena, alguns curiosos pelo caminho)
- Chegada/Dispersão: 5 (tranquila)
- Entrega do kit pós-prova: 5 (sem problemas)
- Qualidade do kit pós-prova: 4 (para uma prova gratuita, de bom tamanho)
- Camiseta: 4 (simples, mas com tecido de boa qualidade)
- Medalha: 3 (simples, estilo honra ao mérito com adesivo colado, mas de bom tamanho; faltou indicar a data, local ou etapa)
- Divulgação dos resultados: 3 (só na terça, consulta e lista)

Média: 4,17

Viagem:
63 km, sem pedágio
BR-116 (Dutra)
São José dos Campos/Pindamonhangaba


Veja meu livro de visitas | Assine meu livro de visitas | Contato

 

Topo da Página Volta | Página Principal Volta | Corrida Anterior Volta | Próxima Corrida Volta

PUBLICIDADE